quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A Virgem Cigana - Santa Montefiore


Mischa conhece bem a sensação de abandono. O seu pai alemão desapareceu no final da guerra, deixando-o a ele e sua à mãe entregues ao ódio e ao desprezo dos outros habitantes da vila francesa. Um dia o vento traz-lhe Coyote, um americano, e a sua vida muda radicalmente. Deixando a França para trás, Mischa reencontra a felicidade ao lado da mãe e de Coyote numa pequena cidade americana. No entanto, e tal como aconteceu com o seu pai, o padrasto também desaparece de repente sem uma palavra. Já adulto, Mischa vive atormentado por estas cicatrizes. Quando a sua mãe, ao morrer, entrega a um museu um célebre quadro de Ticiano cuja existência Mischa desconhecia por completo, este decide então regressar a França para fazer as pazes com o seu passado e descobrir a verdade sobre a origem do quadro, por mais dolorosa que esta possa ser.


Opinião:

 Este livro seduziu-me, é magnifico, daqueles livros que dá prazer ir passando as folhas suavemente. Foi o título que me chamou à atenção e a sinopse também intrigou-me. Iniciei assim a leitura deste livro e é bom, muito bom.
Conhecemos a vida do pequeno Mischa, até a idade adulta, um livro contado na primeira pessoa, por um rapazinho, a partir das suas primeira memórias num castelo em França, depois da II Guerra Mundial. Um menino no meio do ódio de ser filho de um alemão e de uma mãe muito carinhosa, mas que escondeu muito da sua vida.
Depois de tanto desprezo ele irá encontrar um pouco de felicidade na América mas onde mais uma vez tudo parece desaparecer para um novo mundo de angústia e perda, sentimentos esses que o vão acompanhar por toda a sua vida de adulto.
E é aqui que começa a segunda parte desta história, a descoberta do seu "eu" verdadeiro depois da morte de sua mãe, um mistério sobre um quadro valioso que esta deixou, e de que Micha não tinha conhecimento, do seu retorno à terra que tanto o desprezou e o reviver de pessoas que o marcaram, e o desvendar segredos que irão trazer paz e compreensão a todo o seu mundo. 
Uma história magnífica e muito bem contada, que me deixou com vontade de ler mais livros da autora. 

 É sobre este lindo quadro de Ticiano que nos fala o livro" A Virgem e o Menino" que é também conhecido como "A Virgem Cigana" devido a sua tez morena assim como olhos e cabelo escuro.



1 comentário:

  1. Que a solidariedade e o amor que sempre chegam junto com o natal perdure por todos os meses vindouros.
    Tem presentinho que fiz para os amigos, sinta-se a vontade para pegar ou não, mais espero que goste.
    Beijinhos de castanha.
    Lua.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!