quarta-feira, 10 de abril de 2013

Encontras-me no Fim do Mundo - Nicolas Barreau


"Jean-Luc Champollion é aquilo a que os franceses chamam um homme à femmes. O encantador proprietário de uma galeria bem-sucedida ama a arte e a vida, é muito sensível ao encanto das mulheres, que de bom grado lho retribuem, e vive num dos bairros da moda de Paris, em perfeita harmonia com o seu fiel dálmata Cézanne. Tudo corre bem até que, uma da manhã, Jean-Luc encontra no correio um envelope azul, e a sua vida muda para sempre. A missiva é uma carta de amor, ou melhor, uma das declarações de amor mais apaixonadas que o galerista já viu, mas não vem assinada: a misteriosa autora decidiu esconder-se e convida-o a descobrir quem é. Jean-Luc fica inicialmente confuso, mas decide alinhar. A remetente anónima forneceu-lhe um endereço de e-mail e desafia-o a responder. Mas a tarefa não é fácil. Em breve, Jean-Luc tem apenas um objetivo: descobrir a identidade da caprichosa desconhecida, que parece conhecer muito bem os seus hábitos e gosta de o provocar incessantemente. Assombrado pelas suas palavras, Jean-Luc segue as pistas dispersas na correspondência, cada vez mais incapaz de resistir à mais doce das armadilhas. O objeto da sua paixão existe apenas no papel e na sua imaginação, mas ele sente conhecer melhor esta mulher do que os quadros expostos na sua galeria, mesmo que nunca tenha visto o seu rosto. Ou será que viu?


 Opinião:


 Nicolas Barreau é um escritor que cativou-me com o primeiro livro e continua a não desiludir-me com este delicioso Encontras-me no Fim do Mundo. 
Este livro foi a minha companhia de uma noite de domingo, li-o sem sentir e quando dei por mim, estava no fim. 
A história de uma carta de amor anónima, das pistas que o autor nos dá para acreditarmos que qualquer personagem poderia ser a autora destas belas cartas que deixam Jean-Luc, completamente obcecado.
 As descrições da cidade mágica Paris, que eu adoro, e toda essa envolvência romântica está muito bem conseguida. Um livro que realmente deixa-nos com um sorriso nos lábios, conforme vamos lendo.
 Nicolas Barreau é um escritor verdadeiramente sedutor, consegue com que eu fique durante um bom tempo completamente absorvida na leitura, com a sua escrita diferente, e a sua maneira encantadora de contar belas histórias de amor.


 P.S: Não sou tradutora, nem sei se existem regras para a tradução dos livros. Sou completamente leiga ... mas houve algo que me irritou neste livro: o porquê da tradução das frases em francês seguida da tradução imediata? Para mim cortou um pouco a leitura. Claro que as frases em francês tornam o livro muito mais interessante, só que alguma expressões estão traduzidas, outras não ... e as expressões em Inglês? Para quem não percebe a língua, podia haver um chamada no fim da página, teria sido bem mais interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário!