quinta-feira, 13 de junho de 2013

Viver depois de Ti - Jojo Moyes




Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre. Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.


Opinião:

Eu tinha sido avisada da intensidade deste livro, mas acho que não estava preparada para uma beleza tão triste que este livro transmite. Poucos livros fizeram-me chorar e sentir o coração tão apertadinho, mas as últimas páginas desta obra são tão avassaladoras...
É muito dificil comentar esta história tão bem desenvolvida por Jojo Moyes. Tentar compreender o que vive e sente um ser humano, cujo as capacidades de fazer o mais básico é lhe são arrancadas brutalmente, vivendo apenas com uma profunda dor, e ver passar os dias sem esperança, sem puder fazer mais nada.
Neste livro conhecemos a luta de Lou, que vai despertar depois de conhecer Will, que em apenas 6 meses vão viver uma história linda, de crescimento e amor.
Um livro que nos faz pensar: o que fariamos nestas condições? Se alguem que amamos estivesse nesta situação? Realmente vale a pena desistir? Jojo Moyes aborda um tema polémico, que é dificil de digerir sem sentir os mais diversos sentimentos. Escrito de uma maneira fabulosa é um livro que depois de fechado ainda me acompanhou no dia a dia, pois passou-me umas quantas vezes pelo meu pensamento.
Dificil de esquecer, um dos melhores livros que já li.

Conselho: ler o livro com lenços de papel por perto e um chocolate para combater o sentimento de tristeza que ele vai deixar por um tempo.







“Push yourself. Don't Settle. Just live well. Just LIVE.” 
― Jojo MoyesMe Before You


1 comentário:

  1. "...Olhei pela janela para o céu azul-claro da Suíça e contei a história de duas pessoas.
    Duas pessoas que não deviam se encontrar e que não gostaram muito um do outro
    quando se conheceram, mas que descobriram que eram as duas únicas pessoas no
    mundo que podiam se entender. Contei as aventuras que tiveram, os lugares onde foram
    e as coisas vistas que nunca esperaram ver. Conjurei para ele céus cheios de raios,
    mares iridescentes e noites repletas de risos e piadas bobas. Desenhei para ele um
    mundo, distante de uma área industrial suíça, um mundo onde ele ainda era, de algum
    modo, a pessoa que queria ser. Mostrei o mundo que ele tinha criado para mim, cheio
    de encantos e oportunidades..."

    Um livro lindissimo, este é foi o único me livro que me fez chorar. Bem me disse que uma colega minha, que estenão é o tipo de livro que se lê em transportes publicos. Acho que vamos ter o filme, a MGM vai fazer a coisa, o que significa que para ir ver o filme, tenho de ir com uma caixa de kleenex atrás.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!