terça-feira, 6 de setembro de 2011
O Monte dos Vendavais - Emily Bronte
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança.
O livro O Monte dos Vendavais, não é um livro romântico, é um livro que demonstra o pior que pode habitar num ser humano.
Tendo a região onde se situa a história, isolada, inóspita e selvagem também influenciado os seus habitantes..
As personagens vivem isoladas no seu mundo de injustiças, raiva e dor.
Heathcliff é uma personagem que traz-me muita tristeza, foi criado sem amor e hostilizado, dai ter-se tornado desumano, quando apaixonado encontra uma mulher também atormentada, o que leva a sua veia vingativa a ficar muito pior, ódio, raiva, vingança são as sua caracteristicas.
Ele não aprendeu a amar , por isso o que sente por Catherine é um sentimento obsessivo e destrutivo.
Este livro é uma leitura intensa e profunda, que nos faz sentir os mais diversos sentimentos por cada um das personagens do livro.
O Monte dos Vendavais, é um romance diferente do que nos habituamos a ler, um livro que nos fala de um amor que destroi em vez de nos dar força.
O Filme
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pelo comentário!